Escrevendo cenas envolventes

Olá, escritor(a)!

Escreveu muito nesses últimos dias? Espero que sim.

old-1130743

Neste post explico sobre como escrever de forma envolvente, sem exageros e fazer o leitor viajar na história do seu livro. Como escrevi no post Como demonstrar as emoções dos personagens, é preciso mostrar ao leitor como o personagem se sente através de ações, comportamentos e até expressões faciais e corporais. Mas e quanto aos outros acontecimentos da história: cenários, momentos românticos ou dramáticos que você quer descrever ao leitor, fazendo-o se envolver com o que está lendo?

Temos aqui um exemplo para você entender melhor e depois vamos às explicações. Vejamos a seguinte frase:

Ester estava linda no dia do nosso casamento.

O que achou? Você consegue imaginar o que o personagem viu? Soa como um comentário qualquer. Agora veja como a frase pode ser transformada em um parágrafo envolvente que não entrega tudo de uma só vez, mas que leva o leitor a se colocar no lugar do personagem.

Quando Ester entrou na igreja naquele dia, meu coração parecia querer saltar do peito. Os convidados haviam desaparecido e eu só conseguia ver minha noiva deslizando pelo tapete como uma rainha vindo ao meu encontro, com o sorriso mais encantador do mundo.

Note como é possível mostrar o que o personagem viu e sentiu, levando o leitor a uma conclusão própria, fazendo-o perceber, também, como o personagem admira a noiva. Ao invés de dizer o que o personagem viu ou sentiu, mostre.

Existem, também, outras formas de fazer isso, o que pode trazer ao seu livro mais veracidade, lembrando que qualquer dica que escrevo aqui no blog não deve ficar apenas guardada na cabeça, portanto, pratique sempre, e enquanto escreve.

book-1031359_1920

Ao mostrar ao leitor qual a situação de um personagem em uma determinada cena – o que ele sentia, o que mais queria naquele momento, o que ele via que ninguém mais conseguia enxergar et cetera – use diálogos, busque ser específico, deixe que o leitor sinta.

Ao invés de narrar o que eles estão sentindo, os personagens podem se expressar através dos diálogos. Por exemplo: a) um diálogo em que uma mãe repreende o filho por mau comportamento ou b) um diálogo em que um funcionário insulta outro no corredor porque está estressado. Isso faz o leitor captar facilmente o clima em que os personagens se encontram e o deixará até curioso para saber o que está por vir.

Claro que além dos personagens, você tem que descrever o lugar onde determinada cena se passa e ao mesmo tempo montar a sua história, adicionando as informações que o leitor precisa para entender o que está acontecendo, onde está acontecendo, em que situação os personagens se encontram, se há algo no cenário que os ajuda ou atrapalha et cetera.

Atenção! Isso deve ser feito sob o ponto de vista do Narrador.

Deve-se pensar, além disso, no gênero que você está escrevendo.

Se for Terror, por exemplo, use e abuse das sensações internas do protagonista relacionadas a medo, da descrição de cenários assustadores e do suspense (não oferecer todas as informações ao leitor), além de um antagonista assustador que cause arrepios e até deixe o leitor sem dormir.

Se for uma história de Amor, dedique-se aos comportamentos dos protagonistas, aos gestos que demonstrem o que eles estão sentindo sem ter que dizer.

Lembre-se de mostrar ao invés de dizer, o.k.?

Leia também: Escreva sem excessosTipos de cenas e Como demonstrar as emoções dos personagens

Espero que tenha gostado, escritor(a).

Siga o blog e deixe seu comentário.

Obrigada e volte sempre.

 

6 comentários sobre “Escrevendo cenas envolventes

  1. Pingback: Como demonstrar as emoções dos personagens | f7 para escrever

  2. Pingback: Tipos de cenas | f7 para escrever

Deixe um comentário