Escrevendo cenas envolventes

Olá, escritor(a)!

Escreveu muito nesses últimos dias? Espero que sim.

old-1130743

Neste post explico como escrever de forma envolvente, sem exageros e fazer o leitor viajar na história do seu livro. Como escrevi no post Como demonstrar as emoções dos personagens, é preciso mostrar ao leitor como o personagem se sente através de ações, comportamentos e até expressões faciais e corporais. Mas e quanto aos outros acontecimentos da história: cenários, momentos românticos ou dramáticos que você quer descrever ao leitor, fazendo-o se envolver com o que está lendo?

Aqui vai um exemplo para você entender melhor e depois vamos às explicações. Vejamos a seguinte frase:

Ester estava linda no dia do nosso casamento.

O que achou? Consegue imaginar o que o personagem viu? Soa como um comentário qualquer. Agora veja como a frase pode ser transformada em um parágrafo envolvente que não entrega tudo de uma só vez, mas que leva o leitor a se colocar no lugar do personagem.

Quando Ester entrou na igreja naquele dia, meu coração parecia querer saltar do peito. Os convidados haviam desaparecido e eu só conseguia ver minha noiva deslizando pelo tapete como uma rainha vindo ao meu encontro, com o sorriso mais encantador do mundo.

Note como é possível mostrar o que o personagem viu e sentiu, levando o leitor a uma conclusão própria, fazendo-o perceber, também, como o personagem admira a noiva. Ao invés de dizer o que o personagem viu ou sentiu, mostre.

Existem, também, outras formas de fazer isso, o que pode trazer ao seu livro mais veracidade, lembrando que qualquer dica que escrevo aqui no blog não deve ficar apenas guardada na cabeça, portanto, pratique sempre.

book-1031359_1920

Bem, ao mostrar ao leitor qual a situação de um personagem em uma determinada cena – o que ele sentia, o que mais queria naquele momento, o que ele via que ninguém mais conseguia enxergar et cetera – use diálogos, busque ser específico, deixe que o leitor sinta.

Ao invés de narrar o que eles estão sentindo, os personagens podem se expressar através dos diálogos. Por exemplo: uma mãe repreendendo o filho por mau comportamento ou um funcionário insultando outro no corredor por estar estressado. Isso faz o leitor captar facilmente o clima em que os personagens se encontram e o deixará até curioso para saber o que está por vir.

Claro que além dos personagens, você tem que descrever o lugar onde determinada cena se passa e ao mesmo tempo montar a sua história, adicionando as informações que o leitor precisa para entender o que está acontecendo, onde está acontecendo, em que situação os personagens se encontram, se há algo no cenário que os ajuda ou atrapalha et cetera. Isso deve ser feito sob o ponto de vista do Narrador.

Deve-se pensar, além disso tudo, no gênero que você está escrevendo.

Se for Terror, use e abuse das sensações internas do protagonista relacionadas a medo, da descrição de cenários assustadores e do suspense (não oferecer todas as informações ao leitor), além de um antagonista assustador que cause arrepios e deixe o leitor sem dormir.

Se for uma história de Amor, dedique-se aos comportamentos dos protagonistas, aos gestos que demonstrem o que eles estão sentindo sem ter que dizer.

Lembre-se de mostrar ao invés de dizer, o.k.?

Leia também: Escreva sem excessosTipos de cenas e Como demonstrar as emoções dos personagens

Espero que tenha gostado, escritor(a).

Siga o blog e deixe seu comentário.

Obrigada e volte sempre.

 

Anúncios

6 comentários

  1. Pingback: Como demonstrar as emoções dos personagens | f7 para escrever
  2. Felipe Calabrez · dezembro 18, 2017

    Parabéns pelas dicas, e vamos que vamos no projeto Meu Amigo Jack!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Tipos de cenas | f7 para escrever
  4. Anna Mendes · setembro 12, 2016

    Oi! Adorei o post! Escrever uma cena envolvente e convincente não é fácil, mas as suas dicas foram muito úteis. Vou praticá-las 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s