Escreva sem excessos

Olá, escritor!

Sabemos que escrever não é uma tarefa tão simples assim, aliás, muitas pessoas se admiram quando você diz que escreveu ou está escrevendo um livro e isso, eu concordo, é muito empolgante. Receber elogios é sempre bom para colocar a nossa vontade de escrever lá em cima. Concorda? E quando o seu livro for lido, é  bom que o leitor acompanhe a história até o fim sem perder nada, mas isso só é possível se a atenção dele não for dispersada por algumas coisas que costumamos encontrar em muitos livros por aí.

tumblr_mzyiqeS9N31s9l5jro1_500

Bom, separei algumas dicas, pode ser que o post passe por atualizações à medida que eu for pesquisando mais dicas, espero que goste.

  • Inserir muitos personagens com nomes no seu livro pode não ser uma boa ideia. Em uma mesma cena é aconselhável que apresente não mais do que três ou quatro personagens, pois assim o leitor terá facilidade em guardar seus nomes. Em vez disso, use características marcantes como: a garota de cabelos verdes, o homem de terno rasgado, o rapaz de piercing no nariz, et cetera.
  • Detalhes em excesso é uma coisa desnecessária que só serve para que o leitor acabe achando o seu livro chato. Se for preciso resumir três páginas inteiras que descrevem uma briga de casal, faça. Às vezes trata-se de detalhes que não fazem a menor diferença na história e um escritor precisa estar ciente disso.
  • Cuidado para não estender demais o seu livro, tudo bem que quando começamos a escrever um livro ficamos super empolgados, mas é preciso saber quando terminar um capítulo. Leitores gostam de histórias que fluem.

Leia também: Como prender a atenção do leitor

Siga o blog e acompanhe as postagens. Se você tem sugestões para mais dicas, comente abaixo.

Até mais.

Anúncios

5 comentários

  1. Pingback: Comece a escrever e termine | f7 para escrever
  2. Pingback: Escrevendo cenas envolventes | f7 para escrever
  3. Anna Mendes · fevereiro 13, 2016

    Adorei o post! Comecei a escrever o meu primeiro livro e as dicas do seu Blog têm me ajudado muito! Parabéns pelo trabalho!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s