Escrever sem inspiração

Olá, escritor(a)!

Como vai você?

Inspiração é uma coisa que só aparece quando a gente menos espera, na hora de dormir, no banho, no trabalho. Alguns posts neste blog falam sobre onde buscar inspiração, como pegar algumas ideias aqui e ali na história, mas nem sempre conseguimos o que queremos: sentar e escrever ao menos uma página ou escrever como se não houvesse amanhã.

Quando você começa a escrever uma história já é difícil decidir como será o primeiro parágrafo, a primeira cena, pois o início precisa cativar o leitor, fazê-lo querer virar a página. Em seguida surge aquela empolgação maravilhosa e, após alguns capítulos, parece que começa a faltar ideias, você entra no chamado Bloqueio Criativo.

É nesse momento que vem a busca por inspiração, como ouvir música, ir para algum lugar diferente, ver filmes et cetera, essas coisas que você já deve saber. Também é preciso ficar atento e preparado para quando a inspiração aparecer e ler livros com o tipo de história que você quer produzir.

Há alguns posts no blog como: Excesso de ideias ou falta de ideias e Inspire-se antes de escrever, mas quando um escritor tem prazos para entregar um livro, é claro que ele não vai querer perder tempo tentando superar um bloqueio criativo, ele simplesmente tem que sentar e escrever.

Sabemos que às vezes buscar inspiração não é o suficiente, então, de onde tirar inspiração ou ao menos saber o que escrever, mesmo quando não estamos tão animados?

write-839225_1280


Crie o hábito de escrever. Escreva todos os dias, mesmo que não fique bom, até porque você irá editar e revisar a história depois.


Anote as ideias que você tem, por menores que sejam. Seja uma frase bacana que explique um sentimento do protagonista ou a descrição de um personagem ou mais obstáculos para inserir na história. Pensou numa cena inteira, escreva um resumo, mas se atenha aos detalhes que, provavelmente, você pode esquecer. Escreva, seja num caderno, no computador, no bloco de notas do seu celular, mesmo que você tenha pensado em algo que provavelmente só acontecerá ao final da sua história, suas anotações não precisam seguir uma ordem. Assim, escritor(a), você terá um “banco de ideias“.


Livre-se das distrações, hora de escrever é hora de escrever. Como fará isso se tiver que parar toda hora para olhar mensagens no celular?


Escreva um roteiro para cada capítulo da sua história, isso pode ser feito com uma frase só, resumindo cada acontecimento, assim você saberá como descrever determinado capítulo ou cena.


Leia apenas o último parágrafo ou a última cena da sua história antes de continuar, se você tiver a ideia de ler tudo outra vez pode acabar parando para editar algumas partes e isso não é bom. Editar e revisar só depois que a história estiver pronta.


Você sabe o que quer passar para o leitor, mas não encontra a melhor forma de escrever de um jeito incrível o que tem em mente, mas relaxe e vá em frente, se coloque no lugar dos personagens, no universo que criou e escreva da melhor forma possível. Não fique preso a um determinado parágrafo ou cena, quando for revisar sua história você vai perceber se precisa fazer mudanças, não se preocupe. 


Pesquise mais sobre coisas relacionadas à sua história. Antes de escrevermos um livro, sempre fazemos pesquisas e buscamos referências para dar vida a uma história inédita, mas você pode continuar pesquisando, se informando e buscando novas referências.


Consulte seu “banco de ideias”, é para isso que ele serve, para te ajudar a prosseguir com a narrativa mesmo sem inspiração. Pode ser que algumas ideias pequenas se tornem grandes, acontece.


E se estiver cansado de digitar, escreva à mão, depois você passa para o editor de texto.


Espero que assim, escritor(a), você possa escrever mais. Com força de vontade e determinação tudo é possível.

Deixe seu comentário e curta o blog.

Até mais.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s