A estrutura de um livro

Olá, escritor!

Tudo bem?

Esse post é para aqueles que já concluíram um livro e querem deixar sua obra com características profissionais antes de enviá-lo a uma editora.

Por onde começamos a escrever um livro? Pelo primeiro capítulo, é claro, a primeira linha, primeira cena. Mas tem escritores que começam pelo meio, têm uma ideia incrível, mas sabem que aquilo vai acontecer somente no meio da história.

Mas por onde realmente começa um livro?

books-1655783_1920

Eu já publiquei aqui sobre prólogo, epílogo, prefácio e posfácio, um dos assuntos que, pelo que pude ver, mais geram dúvidas nos escritores, principalmente os iniciantes. Foi a partir daí que tive a ideia de postar sobre a estrutura de um livro literário para que assim você, escritor(a), entenda melhor sobre cada parte que compõe um livro.

Um livro começa mesmo é pela capa, mas vamos entender a sua estrutura:

Falsa Folha de Rosto (opcional)
Folha de Rosto
Verso da Folha de Rosto
Dedicatória (opcional)
Epígrafe (opcional)
Prefácio (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Introdução (opcional)
Sumário (opcional)

Atenção: nenhum dos elementos que vem antes ou depois do texto devem ter as páginas numeradas. Exceto quando esse elemento faz parte do texto.


Falsa Folha de Rosto (opcional)
Apenas o título do livro, de preferência em caixa alta, no topo da página. Dica: espaço onde o autor pode dar autógrafos.

Folha de Rosto
Serve para identificar título, subtítulo, nome literário do autor, ilustrador / tradutor / adaptador / compilador / organizadores (quando se aplicar), imprenta (nome da editora, cidade/estado, ano) ou apenas a marca da editora. Contém também ano de lançamento e número da edição (exceto quando se trata da primeira edição), em alguns livros costuma vir na última página.

Verso da Folha de Rosto
Informações complementares do livro, dados sobre direitos autorais e editoriais, profissionais que trabalharam no livro, dados da editora e ficha catalográfica. Marca da editora é opcional.

Dedicatória (opcional)
É um espaço no livro inteiramente do autor, onde você dedica a obra para uma ou mais pessoas. Não deve constar assinatura. Com alinhamento à direita, encontra-se no meio da página para uma frase ou na parte inferior da página quando tiver mais frases.

Epígrafe (opcional)
Para cada tipo de trabalho a epígrafe é usada de forma diferente, mas em literatura é uma curta frase, pensamento ou citação colocada em uma página ou em destaque no início de um capítulo ou de cada capítulo da história. O posicionamento é livre, mas o padrão é utilizar no meio da página com alinhamento à direita. Atenção: nunca esqueça de citar a autora ou autor da frase ou pensamento citado.

Prefácio (opcional)
É um texto que pode ser escrito pelo próprio autor ou por outra pessoa que leu o livro/original. Trata-se de um texto onde você ou outra pessoa dão sua opinião sobre a obra (alguém que leu o livro e que tem conhecimento sobre o assunto), dizendo ao leitor o que ele vai encontrar no livro.  Nunca esqueça de citar o autor do Prefácio caso seja uma pessoa convidada.
Leia mais.

Agradecimentos (opcional)
Espaço onde o autor agradece pessoas que contribuíram para a realização da obra (construção profissional), pessoas inspiradoras, parceiros e outros. Somente o autor pode escrever os agradecimentos. A diagramação pode ser no mesmo estilo da dedicatória. Também pode ser colocado no final do livro, depois do texto.

Introdução (opcional)
Se for escrita pelo autor, ela é parte do texto e é como um “primeiro capítulo”, portanto deve vir logo antes do texto. Se for escrita por outra pessoa, vem antes do sumário (se houver um). Tem a função de explicar o texto do livro, nela são apresentadas, em pequenas frases, as decisões que motivaram cada capítulo e/ou um resumo da ideia central de cada um deles(Tema de um futuro post com mais detalhes e esclarecimentos).

Sumário (opcional)
É como um mapa do livro, onde encontramos os nomes dos capítulos e o número da página onde cada um se inicia. Caso haja mais de um autor dos capítulos, seus nomes podem ser citados abaixo do nome dos capítulos. A listagem dos capítulos é conforme eles aparecem no texto. Não confundir com Índice.


Sobre os elementos após o texto na estrutura de um livro, encontramos também:

Posfácio
É quase o mesmo que Prefácio, porém, vem ao final do livro, onde o escritor ou outra pessoa diz o que achou da obra, uma explicação de seu próprio ponto de vista. Leia mais.

Agradecimentos (que pode vir no início ou ao final do livro)
Espaço onde o autor agradece pessoas que contribuíram para a realização da obra (construção profissional), pessoas inspiradoras, parceiros e outros. Somente o autor pode escrever os agradecimentos.

Índice
Parecido com o Sumário, mas os dois não devem ser confundidos. O Índice é uma ferramenta usada para auxiliar os leitores a encontrarem termos, expressões e nomes próprios mais utilizadas ou importantes no texto, junto a cada item é indicado o lugar onde ele pode ser encontrado. (Porém, não sei se cabe um Índice numa obra literária, depende do conteúdo do livro.)

bookshelf-1082309_1920

Como pode ver, escritor, são muitas as partes que compõem um livro, mas algumas são opcionais e outras são aplicadas pela editora. Ou seja, você não precisa usar tudo isso no seu livro, somente o que achar necessário e o que pode servir para enriquecê-lo. Essa postagem ajuda a entender melhor a ordem de cada item. A história é sua, portanto, você decide o que acrescentar a ela. Por exemplo, se acabou de escrever uma história, mas sente que falta algo, pode ser que uma Epígrafe ajude, por que não? 

Alguns exemplos em livros que peguei aleatoriamente na estante:

No livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, encontramos elementos peculiares, como uma dedicatória do protagonista/narrador ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver e dois prefácios, um do autor, Machado de Assis, e outro do protagonista/narrador, Brás Cubas.

Já no livro Não conte a ninguém, de Harlan Coben (primeira edição), encontramos uma Dedicatória e uma Epígrafe na mesma página, depois o Prólogo, que já dá início à história.

Bom, escritor(a), espero ter esclarecido algumas dúvidas e ajudado a entender melhor a estrutura de uma obra literária.

Deixo aqui também um link com a estrutura organizacional de um livro técnico, que pode ajudar em trabalhos e projetos, caso esteja procurando por isso também, lembrando que deve-se seguir as normas da ABNT.

Obrigada por visitar o f7, volte sempre e deixe seu comentário.

 


Referências:
<Significados>
<Liro Blog editora livre>

 

 

Anúncios

4 comentários

  1. José Pereira · julho 6

    Boa tarde. Tinha a ideia que autor faz as dedicatórias na folha de rosto — onde constam titulo e autor — e na falsa folha de rosto serão feitas as dedicatórias de quem não é autor do livro.
    Pode comentar?
    Obrigado.

    Rodrigues Pereira

    Curtido por 1 pessoa

    • Gabriella Rebeca · julho 6

      Olá, Rodrigues.
      A primeira é a falsa folha de rosto, que é opcional, ou seja, há editoras que não colocam, e nela há apenas o título do livro, já a segunda, a folha de rosto, seria uma “cópia” da capa, com o título do livro, nome do autor, tradutor e nome ou marca da editora, e em seu verso dados sobre direitos autorais e editoriais et cetera. Portanto, essas folhas são de responsabilidade de editoras, não podendo conter dedicatórias, já que estas são escritas pelo próprio autor do livro antes de iniciar a história, dedicando o livro a pessoas próximas, um parente ou em memória de alguém.
      Espero ter ajudado.
      Volte sempre.

      Curtir

  2. Daniel Junior · maio 28

    Olá Gabriella, gostei muito do blog, os posts vão me ajudar muito. Abraço

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Prólogo, Prefácio, Epílogo e Posfácio | f7 para escrever

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s