Protagonista e antagonista

Olá, escritor!

Acredito que você deve saber mais ou menos o que é um protagonista e um antagonista, em outras palavras, o “mocinho” e o “vilão“, certo?

Quando lemos uma história de ficção percebemos facilmente qual é qual, por exemplo, uma princesa e uma bruxa, um xerife e um bandido et cetera. Mas não é exatamente assim.

O protagonista é o personagem principal de uma narrativa, enquanto o antagonista é o seu principal opositor.

PROTAGONISTA

O que torna esse personagem o centro das atenções da narrativa são as ações dele (vontades, escolhas), mas o protagonista também sofre mudanças.

  • Exemplo:

actor-1299629_1280No livro Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, Harry recebe a visita de Hagrid na noite de seu aniversário e decide ir embora com ele, afinal, ele mostrou ser alguém amigável e que o conhecia, então por que Harry ficaria com seus tios, se eles o tratavam mal?

No decorrer da história, Harry faz amigos e inimigos, faz escolhas que o colocam em “encrenca” ou que o fazem descobrir coisas que o levam por outros caminhos, muitas vezes perigosos, mas no fim ele consegue concretizar suas motivações.

Ou seja, o que move a história são as ações do protagonista, suas escolhas, seus sentimentos, vontades, objetivos e motivações. Nesse percurso ele faz amigos ou apenas aliados e acontecem coisas que podem fazê-lo mudar de ideia e escolher outros caminhos também.

  • Observação:

Se o seu protagonista segue um único caminho até o objetivo dele sem dificuldades ou mudanças, quando necessário, sem mostrar o que sente a respeito das decisões que toma, ou seja, se você tornar o seu protagonista um personagem “robotizado”, vamos dizer assim, o leitor não vai sentir vínculo algum com o protagonista (o que explicarei detalhadamente numa próxima postagem).

Devemos lembrar que os acontecimentos e descobertas mudam os personagens. Essas mudanças podem ser físicas, psicológicas, comportamentais, a maneira como o personagem vê o mundo et cetera. Essas mudanças precisam ser significativas, o leitor tem que percebê-las enquanto lê a sua história.

Voltando ao exemplo: Harry era um garoto comum que descobriu ser um bruxo e que o mundo que ele até então conhecia guardava muitos mistérios e perigos, assim ele vai se tornando um garoto cada vez mais forte e determinado, ciente das responsabilidades que carrega e tentando proteger as pessoas ao seu redor ao mesmo tempo que busca soluções pra os seus problemas. Nesse meio, surgem obstáculos/dificuldades impostos por alguém que quer impedir que ele alcance seus objetivos ou tirá-lo da jogada porque tem motivações e objetivos opostos: o antagonista.

O antagonista seria, dentro desse exemplo, o você-sabe-quem, Lord Voldemort.

angel-1294116_1280

ANTAGONISTA

Esse é o personagem cujas ações serão direcionadas ao protagonista, com a intenção de atrapalhar os objetivos dele ou tirá-lo da jogada porque tem objetivos opostos ou pelo simples desejo de vingança, seja criando obstáculos ou enfrentando-o, a fim de impedir que o protagonista tenha sucesso em suas ações ou atrapalhe seus planos.

Outra característica do antagonista é que ele não sofre tantas mudanças como o protagonista (exceto, é claro, em histórias onde o antagonista acaba se tornando uma pessoa boa no final como consequência de alguns acontecimentos).

Quem é o antagonista? Ele pode ser uma pessoa, um objeto, um animal, um fato que dificulte os objetivos do(s) protagonista(s) et cetera. Exemplo disso é o livro A Culpa é das Estrelas, de John Green, em que o antagonista da história é a doença dos protagonistas.

  • Observação:

E se o personagem principal da minha história for um ladrão de banco?

Eu também me fiz essa pergunta, pois em alguns livros os personagens principais costumam ser os “vilões” ou apresentam defeitos que até mesmo irritam o leitor.

Sim, escritor(a) , se o personagem principal da sua história for um ladrão de banco, este será o protagonista e qualquer um que tente armar alguma coisa para conseguir prendê-lo será o antagonista.

Ou seja, ainda que seu personagem principal seja uma pessoa má, cheia de defeitos, que não está nem aí para o mundo, ele deverá ter as características de um protagonista.

E se o seu rival for uma pessoa boa, com o objetivo de detê-lo, este deverá ter as características de um antagonista.

angel-2026208_1280

Para complementar, escritor, em uma história pode existir mais de um protagonista, assim como mais de um antagonista, além de co-protagonista(s), oponente(s), coadjuvante(s) e figurante(s), mas recomendo não se prender muito a esses outros tipos de personagens, também chamados de secundários.

Co-protagonista: o segundo personagem mais importante, geralmente ajuda o protagonista, pode existir mais de um.

Oponente: o personagem que ajuda o antagonista (podendo ser seu amigo, um aliado, alguém com os mesmos interesses ou um subordinado).

Coadjuvante (ou personagem secundário): ajuda o protagonista, na maioria das vezes é um amigo ou parente dele, sua importância pode variar.

Figurante: não é fundamental na história, esse personagem serve para ilustrar o ambiente (a cena). Exemplo: a moça de cabelo azul; o cara da lanchonete; o vendedor; a vítima.

Ah, mas e o herói e o anti-herói?

Esses podem ser classificados como protagonistas.

Herói: apresenta características superiores em relação aos demais personagens, incluindo uma forte vontade de fazer justiça.

Anti-herói: é um “herói” que segue as próprias regras, ele faz o bem, mas de uma forma meio cruel.

Espero que tenha gostado e que essa postagem tenha esclarecido as características de cada personagem, pois isso ajuda muito na sua criação.

Leia também: Como criar um personagem e Demonstrando as emoções dos personagens

Esse post ajudou você?

Curta e deixe seu comentário.

Até mais!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s