Os cuidados que você deve tomar enquanto escreve um livro

Olá, escritor(a)!

Aqui vão alguns cuidados que você deve tomar enquanto escreve o seu livro. A postagem é breve, mas espero que goste.

bench-1289528_1920

1 – Você deve ter um documento salvo, em algum lugar no seu computador, com o livro que está escrevendo. Mas lembre-se de salvá-lo também no e-mail quando adicionar mais um capítulo ou fazer modificações.

Uma vez meu computador pifou e eu perdi um livro quase concluído, com uma história linda. Isso doeu profundamente. Sim, escritor, isso dói, e muito. Claro que eu chorei, mas tive a sorte de encontrar um resumo do livro bem detalhado em meus guardados.

Portando, salve seu livro em e-mails, pendrives etc.

2 – A segunda dica você provavelmente deve ter lido em algum outro post desse blog ou de outros sites por aí. Caro escritor, não estabeleça metas impossíveis para você atingir. Há quem goste de estabelecer um limite de tempo e ache isso bem tranquilo, mas não tente alcançar metas que o farão se sacrificar por causa de um livro. Escrever tem que ser uma atividade prazerosa. Não adianta querer escrever um capítulo por dia se você trabalha e estuda e ainda tem que encontrar tempo para fazer trabalhos.

3 – Essa dica tem um pouco a ver com a anterior. Não transforme a escrita em um ato de tortura. Não fique parado em um único parágrafo porque o achou pouco interessante. Não desista de escrever porque não consegue construir um personagem ou porque não sabe como continuar. Pesquise, corra atrás. Reescreva se for preciso.

Leia também: O que fazer com o excesso ou a falta de ideias

4 – Não se apegue a qualquer parte de seu livro. Claro, você deve ter algum capítulo favorito ou uma parte que você julga ter se empenhado mais para escrever. Não vou dizer que é um erro, mas não fica bem se empenhar em apenas uma parte do livro, entende? O certo seria reescrever essas parte ou capítulo, ou, então, se dedicar ao livro por inteiro, sem exceções.

5 – Tome cuidado também para não sair contando sua história para todos ao seu redor, nem emprestar seu original para seus amigos lerem, se for fazer isso escolha alguém de sua inteira confiança.

Sei que pode parecer improvável, mas certa vez emprestei meu pendrive a um amigo, mas não sabia que o primeiro capítulo do meu livro estava lá. Acabei descobrindo que ele espalhou para outra pessoa que ele era o responsável por escrever a história. Bom, o resultado foi a falta de confiança nele.

Se você não resiste à tentação de contar a alguém, conte para a família ou alguém confiável.

Espero que tenha gostado do post.

Siga o blog. Comente algum cuidado que você julgue importante enquanto se escreve um livro.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s