Excesso de ideias ou falta de ideias?

Primeiramente, olá escritor(a)!

Escreveu muito? Ou conseguiu escrever apenas um parágrafo? Existe um turbilhão de ideias na sua cabeça? Ou faltam ideias?

Esse post apresenta possíveis soluções para os dois casos.

books-1194457_1920

Às vezes um escritor tem tantas ideias que fica louco para passar tudo para o papel e depois se sente aliviado quando consegue, mas após esse êxtase vem aquela sensação de vazio. Nenhuma ideia “mirabolante” vem à sua mente e você fica um tempo sem escrever, talvez para compensar o grande número de ideias que teve anteriormente.

Quando há excesso de ideias, escritor, respire fundo e se concentre em anotar tudo, ou apenas o que achar necessário. Fique tranquilo, elas não irão fugir da sua cabeça, então, não precisa correr. Ter tantas ideias é algo sublime, mas existe outro problema que alguns escritores enfrentam, principalmente aqueles que estão começando. Trata-se da dificuldade em passá-las para o papel de forma coerente, por isso é importante se concentrar no que se tem em mente, criar um resumo para cada ideia para que elas não fujam, depois refletir sobre a melhor forma de transcrever as cenas.

Leia também: Pratique a escrita

Quanto à falta de ideias, é fundamental que você procure inspiração nos outros e mantenha-se em estado de alerta, qualquer acontecimento ao seu redor pode inspirá-lo. Faça perguntas e respostas para si mesmo sobre a sua história. Divida o assunto em partes, nada de embaralhar tudo para no final não entender nada, portanto, divida o assunto da sua história num caderno para, no decorrer da escrita, poder consultar. Ele vai funcionar como uma “caixinha de ideias”.

Existe hora certa para escrever?

Sim. Você deve escrever durante as horas em que você é mais produtivo, tente fazer desse momento uma rotina, mas não a torne entediante, é preciso mudar de vez em quando. Procure ajuda externa, pergunte aos seus parentes, busque pedir conselhos de algum autor e não tenha medo de pedir conselhos, converse com leitores também.

Além disso, procure ideias na internet, busque outras fomas de gerir ideias. Evite as distrações, faça muitas perguntas e, por fim, procure um novo local de inspiração.

Leia também: Inspire-se antes de escrever

Espero ter ajudado.

Deixe seu comentário e siga o blog.

Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s