Inspire-se antes de escrever

herbarium-1372788_1920

Olá, escritor(a)!

O post é sobre inspiração e espero, com isso, poder te ajudar ao máximo.

Eu sei que às vezes você tenta se concentrar em alguma ideia, na tentativa de criar um enredo interessante e transcrevê-lo para o papel, um bloco de notas et cetera. Tem também aquela hora em que você está no curso e o professor está explicando uma matéria de prova e uma ideia fantástica surge na sua cabeça, como um filme, crescendo cada vez mais e deixando-o em estado apoteótico, levando-o para mil anos-luz da sala de aula.

Esse é o momento em que você precisa anotar a ideia que acabou de ter, mesmo que seja em poucas palavras. Em seguida, recordá-la várias vezes para ver se é isso mesmo. Por isso é importante manter um caderno sempre à mão ou até mesmo o bloco de notas do celular.

Por que recordá-la várias vezes?

É um exercício para manter o foco na sua história. Sem falar que existem ideias que surgem e, se você não anotou, meu amigo, pode dizer adeus, mas o principal objetivo é captar coisas que talvez você não tenha pensado na primeira vez, ou pode ser que algo não bata com o restante da sua história e você precise buscar outro caminho ou modificar algum detalhe.

Não sei se você já tem uma ideia formada ou não, mas, de qualquer forma, o post ajuda nas duas situações.

light-bulbs-1125016_1920

As dicas para se inspirar são:

PASSEIE AO AR LIVRE

Saia. Vá a algum lugar bonito, pode ser um lugar tranquilo ou um lugar onde você nunca foi. Vá sozinho ou acompanhado, mas saiba escolher a companhia, de preferência um amigo que se interesse pelo mundo belo que existe ao seu redor. Dê preferência a lugares que tem a ver com a história que está escrevendo. Se estiver escrevendo sobre um mundo fantástico, tente manter contato com a natureza.

OUÇA MÚSICA

Ouça músicas que o inspire. Vai escrever sobre romance? Ouça músicas românticas. Vai descrever uma guerra? Ouça músicas épicas. Já reparou nas trilhas sonoras durante as batalhas dos filmes que você vê no cinema?

Leia também: Pratique a escrita

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Exercícios físicos são bons para a criatividade. Além de cuidar do corpo, você também estará cuidando da mente e da sua capacidade produtiva. Quem sabe enquanto corre, por exemplo, surgem ideias monumentais para escrever? (Agora, se você é como eu que tem preguiça de fazer isso, sugiro que faça um esforcinho. Garanto que funciona).

VEJA FILMES E DOCUMENTÁRIOS

Os filmes são uma verdadeira fonte de inspiração. Você pode variar entre filmes (sobre o tema que quer escrever) ou vídeos (meu irmão acabou de me dar uma dica boa: caso vá escrever uma história de ação, veja trailers de jogos, eles também trazem inspiração), além de documentários que tenham a ver com o tema da sua história. Os filmes/vídeos podem inspirá-lo não só a escrever um livro, mas também a descrever um certo personagem ao qual você ainda não encontrou uma personalidade que combine com ele.

Leia também: Como criar um personagem

LEIA MUITO

Sim, essa dica deveria estar no topo dessa lista Enfim, leia. Leia livros de seus autores favoritos, leia poesias, leia frases, leia até noticiários de jornais ou revistas interessantes. Leia biografias, livros de auto-ajuda, leia um livro de interpretação dos sonhos (acredito que também seja uma fonte de inspiração), mas leia.

Veja também: Objetivo do blog f7 para escrever

OBSERVE AS PESSOAS

Se quer descrever um personagem, falar sobre como ele enxerga o mundo e como ele age, suas qualidade e defeitos, observe as pessoas ao seu redor. Repare nos detalhes, manias, hábitos, uma cicatriz, um olhar vago… Isso ajuda muito. Personagens precisam ser convincentes e não são feitos só de qualidades.

SAIA DA ROTINA

Não sei você, mas eu não gosto de rotina. Acho que todo escritor deve se apoderar de momentos novos, não só para o seu próprio bem-estar, mas também para aguçar sua criatividade. Faça um curso de violão, um personagem de seu livro pode tocar violão. Vá ao teatro, isso pode contribuir de certa forma para ter boas ideias.

Enfim, seja criativo ao buscar inspiração, você consegue.

Atenção! Se você não conseguir produzir da forma desejada,  eu sugiro que tente novamente e busque por motivação, converse com alguém que te motive e tente lembrar de como você é incrível por conseguir criar histórias novas. Você é capaz e sabe disso. Mas se, mesmo depois de tudo isso, você estiver quase desistindo da sua história e partindo para outra, quer dizer que precisar escrever sem inspiração, não é o mais indicado, mas é também uma solução.

No mais, obrigada.

Siga o blog se você o achou interessante e informativo. Comente.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s