124 comentários sobre “Prólogo, Prefácio, Epílogo e Posfácio

  1. Obrigado pelo esclarecimento, mas tenho uma dúvida, comprei a graphic novel do batman ano um e tem um posfácio do autor da obra, até ai tudo bem, porém depois aparece uma galeria de imagens realizadas pelo desenhista da editora mostrando como o trabalho foi realizado, então esta é a dúvida o conjunto das imagens apresentadas após a história pode ser considerado uma espécie de posfácio ou somente o comentário do autor pode ser considerado tecnicamente como um posfácio? Se puder responder eu agradeceria.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Raiff!
      Acredito que as imagens, nesse caso, fazem sim parte do posfácio, já que mostram como o trabalho foi realizado. O posfácio pode ser um comentário, mas também uma forma que o autor tem de dizer o que inspirou para realizar a obra e a forma como isso procedeu, etc.. Portanto, as imagens podem ou não fazer parte do posfácio, não há uma regra para isso, mas acredito que por se tratar de uma graphic novel a presença de imagens seja uma maneira criativa de compor o posfácio.

      Curtir

  2. Olá.
    Numa reedição do mesmo livro, se se pretender introduzir um prefácio para essa 2ª edição, como se deve fazer?
    Fazem-se dois prefácios (especificando 1º e 2º)? E se for este o caso, qual a ordem em que eles devem ser colocados?
    Escreve-se um prefácio e um posfácio?
    Publica-se apenas o prefácio da 2ª edição?
    Ou não deve haver um 2ª prefácio de todo?
    Muito obrigado.
    Miguel Salazar

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Miguel.
      Nessa nova edição o prefácio poderia ser nomeado como ‘Prefácio da segunda edição’ ou ‘Prefácio à segunda edição’, como costumamos ver em alguns livros.
      Se for uma atualização então ele substituirá o prefácio da edição anterior, mas com um dos nomes exemplificados acima (subtítulo é opcional).
      Se ele conter informações adicionais, ou seja, se for diferente do outro prefácio, então você terá as duas opções, substituir ou não o anterior (talvez você ache que o anterior não seja mais necessário). Caso não substitua, ou se ele foi escrito por outra pessoa, será um segundo prefácio, sendo assim, serão dispostos na ordem em foram escritos e, se essa pessoa escreveu especialmente para a 2ª edição, também deverá ter um dos títulos exemplificados acima.
      Prefácio ou posfácio você escolhe, não precisa escrever os dois, já que são praticamente o mesmo texto, só muda a ordem em que são colocados no livro (prefácio no início e posfácio no final).
      Você pode pegar como exemplo o livro O Capital, de Karl Marx.
      Espero que tenha esclarecido suas dúvidas.
      Obrigada por visitar o blog.
      🙂

      Curtir

Deixe um comentário